domingo, 10 de novembro de 2013

Documentando o Golpe

Cinema Brasileiro e o Resgate da Memória Nacional

Será só em 2014, mas os 50 anos do Golpe Militar de 64 já movimentam o mundo cinematográfico brasileiro. Em função do meio século do golpe, ainda em 2013, vários projetos vêm surgindo para resgatar a memória brasileira e levantar questionamentos sobre esse importante capítulo da história do nosso país, como o blog ‘50 anos de 64’, por exemplo. Apenas em março desse ano foram lançados dois documentários abordando o tema “O Dia que Durou 21 anos” de Camilo Tavares e “1964 – Um Golpe Contra o Brasil” de Alípio Freire.

“O Dia que Durou 21 anos” de Camilo Tavares

O documentário, lançado em março de 2013, revela como os Estados Unidos colaboraram para o golpe militar de 1964, que derrubou o presidente brasileiro João Goulart, com base em documentos sigilosos de arquivos norte-americanos e áudios originais da Casa Branca como conversas dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson com assessores sobre o Brasil e de Harvard Lincoln Gordon, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil no início dos anos 1960.

Em entrevista à Carta Maior Camilo Tavares diz que o grande desafio ouvir a voz dos militares como o Ministro Jarbas Passarinho, General Newton Cruz, Almirante Bierrenbach e também dos militares que apoiavam João Goulart, como Capitão Ivan Proença e o Brigadeiro Rui Moreira Lima. Na mesma entrevista sobre a participação ativa dos presidentes norte-americanos no golpe o cineasta afirma o pouco conhecimento da população sobre o assunto afirma que esse foi um dos objetivos do filme:

“Nossa meta é que o filme que teve patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, via Eletrobras, Sabesp e Cesp, seja distribuído na rede de ensino público com foco no público jovem que precisa conhecer melhor nossa história. E também do público adulto em geral que viveu a ditadura militar mas não conhece a dimensão dos interesses dos EUA em nosso país.”

Veja o trailer:



“1964 – Um Golpe Contra o Brasil” de Alípio Freire

O longa do diretor Alípio Freire, também lançado em março de 2013, traz entrevistas, fotos e imagens de arquivos do período entre a campanha de Jânio à presidência e a posse de Castelo Branco. Na ocasião do lançado, Alípio deu a seguinte declaração ao jornal O Globo:

“A ideia era recuperar a história do país no período pós (Segunda) guerra, especificamente na ocasião do golpe de 64, uma ideia antiga. Eu e um grupo de amigos fundamos uma ONG, o Núcleo de Preservação da Memória Política, para trabalhar essas questões. No ano passado, conversamos sobre os 50 anos do golpe, em 2014. No meio dessa discussão, tivemos a criação da Comissão da Verdade, novidades sobre crimes cometidos por agentes da ditadura. Desde a criação do núcleo somos chamados para realizar debates em universidades, centros culturais, grupos de jovens, organizações de trabalhadores e sindicatos. Percebemos que, para muitos, principalmente os mais jovens, não há uma clareza do que foi o golpe e porque se resistiu a ele. Daí a ideia de se fazer o documentário.”

O filme foi publicado no Youtube em duas versões, completa e dividida em 10 capítulos, pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e a Televisão dos Trabalhadores. Assista ao documentário completo clicando no link: http://www.youtube.com/watch?v=jXUYZQWD-fg

Outros documentários importantes sobre a ditadura militar são contrapontos à versão oficial desses acontecimentos. Abaixo segue uma pequena lista com links do material disponível na web:

“Jango” de Silvio Tendler . O filme de 1984 conta a trajetória do presidente João Goulart – o Jango.



“Dossiê Jango” de Paulo Henrique Fontenelle. Lançado em 2013, o filme se debruça sobre o exílio do presidente Goulart, e investiga sua morte na Argentina.



“Em nome da Segurança Nacional” de Renato Tapajós. O filme de 1983 registra as sessões do Tribunal de Tiradentes, do mesmo ano, para “julgar” a Lei de Segurança Nacional, de 1967, que tornava todos os cidadãos responsáveis pela segurança do país. http://blip.tv/armazm-memria-videoteca-da-luta-pela-terra-2/em-nome-da-seguran%C3%A7a-nacional-2349852

“O fim do Esquecimento” de Renato Tapajós. O documentário de média-metragem, de 2013, procura personagens que participaram do Tribunal Tiradentes e outros que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos, para retomar a questão da Doutrina de Segurança Nacional.



Por: Alyne Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.